Em Tudo Amar e Servir, AMDG!

Formação de um Jesuíta

07-12-2008 11:02

 As Etapas de Formação de um Jesuíta

A formação é um processo de contínua integração ao Corpo Apostólico da Companhia de Jesus. A formação inicial começa no Noviciado e termina na Terceira Provação. Sobre a forma concreta como se dá esta formaçao, aqui em Moçambique, veja as informaçoes específicias de cada etapa, na barra que fica a direita desta página.

Eis as várias etapas de formação de um Jesuíta:

1 – Noviciado: 1ª etapa de formação de um Jesuíta

Noviciado é o tempo para “sentir” e “clarificar” a autenticidade da vocação. Tempo para amadurecer a relação com Jesus, conhecer a Companhia “por dentro”, aceitar-se a si próprio. É um tempo de "provaçao" e "formaçao." No final fazem-se os votos de pobreza, castidade e obediência. Estes votos (chamados votos do biénio) sao, na Companhia de Jesus, perpectuos. Os últimos que se fazem no fim da formaçao inicial (chamados últimos votos) sao solenes enquanto que os primeiros sao mais discretos, fazem-se numa capela com a participaçao dos membros da comundade e algum representante da família. Em Moçambique, por questoes vocacionais, faz-se uma pequena solenizaçao, como forma de dar a conhecer um pouco mais a Companhia de Jesus.

2 – Juniorado:

Depois dos dois anos de Noviciado, segue-se o Juniorado, em Maputo. Tempo de transição e consolidação das motivações da própria consagração enquanto se vai preparando para a etapa seguinte que é a Filosofia.  Depois do Juniorado, os irmãos fazem algum curso profissional e vão ao Magistério.

3 – Filosofia:

Os Escolásticos fazem os três ou quatro anos de estudos de Filosofia em Harare, Zimbabwe. 

4 – Magistério:

Segue-se depois um tempo de experiência pastoral que varia de um ano a dois anos e meio. Este estágio é feito numa das comunidades e obras da Companhia aqui em Moçambique.

5 – Teologia:

Segue-se depois os quatro anos de Teologia, como preparação próxima para o Sacerdócio.

6 – Terceira Provação:

Depois de pelo menos três anos de actividade sacerdotal, ou uns 10 anos após os primeiros votos, no caso do Irmão, faz-se então a Terceira Provação, que é a “escola do afecto,” uma espécie de um “Segundo Noviciado,” onde se procura fazer a integração de toda experiência vivida até então.

 A. M. D. G.

Voltar

Procurar no site

© 2008 Todos os direitos reservados.